19 de julho de 2010

Ter uma rede? Como assim?


O conceito de rede social “como um conjunto de relações interpessoais concretas que vinculam indivíduos a outros indivíduos” (BARNES, 1987) vem se ampliando dia a dia, na medida em que percebemos o poder da cooperação como atitude que enfatiza pontos comuns em um grupo para gerar solidariedade e parceria. A REVIVA tem a visão de integrar parceiros intersetoriais com um objetivo de proteger os desprotegidos.

Em Governador Valadares, onde encontramos índices altos nos indicadores relacionados a violência, temos hoje o desafio de "não deixar a peteca cair", ou seja, conhecer e dar as mãos aos diversos setores que acolhem vitimas de violencia e acidentes para a formação de uma rede.




Mas por que formar uma rede ?


Viver a violência não é facil, dói, é padecedor, mas falar dela e lidar com suas vítimas também não é algo confortável de se fazer.

Por isso é necessário que estes profissionais que enfrentam as violências e os acidentes sejam também acolhidos e vistos como defensores, pois agonia de ver crianças, idosos, mulheres ou deficientes em situação de vulnerabilidade faz agente se preocupar, e a angustia de ver tais casos resolvendo-se demoradamente nós deixa desolados. Os atores deste quadro devem ser vistos como peças fundamentais de um quebra cabeça que ao ser montado, estará refletindo a imagem de um caso resolvido.

Mas o que vemos de mais belo nas parcerias que fazemos na vida?

É fácil responder essa! Fazer parcerias é fazer amigos, e amigos dentro de uma rede de proteção é a chave para o desenrolar de casos, combate da revitimização e acolhimento prioritário.

Vejamos em gráficos Valadares como alvo da violência e acidentes:
Fonte: SIM 2009
Fonte: SIM 2009

14 de julho de 2010

Ponta pé inicial...


Iniciamos aqui algo edificante para o município de Governador Valadares,
uma ação que vai gerar apoio!


Apresentamos a rede de proteção



- REVIVA -








O Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde é um setor integrado ao Departamento de Vigilância em Saúde - DVS - que visa contribuir para o fortalecimento da atuação intersetorial das políticas de saúde relacionadas às Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANT - nestas oportunidade enfocando as violências.


Visto a necessidade de redução da taxa de violência e acidentes de trânsito no município o mesmo lançou alguns objetivos para que a meta seja alcançada com excelência, sendo estes:

- Promover e participar de ações intersetoriais e de redes sociais que tenham como objetivo a prevenção da violência e promoção da saúde;
- Garantir a implantação/implementação da notificação de maus-tratos e outras violências;
- Qualificar e articular a rede de atenção integral às pessoas vivendo em situações de violência e desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde para segmentos populacionais mais vulneráveis;
- Estimular o estudo e pesquisas estratégicas;
- Capacitar os profissionais, movimentos e conselhos sociais para o trabalho de prevenção da violência.

Nos dias 20 e 21 de maio, o VIVA promoveu a I Oficina de integração das políticas de enfrentamento das violências e acidentes com o objetivo de formar a integração das políticas de combate a violência e acidentes de trânsito e concepção da rede visando o trabalho em conjunto.


Neste evento a estruturação da rede foi iniciado e um nome foi escolhido e votado por todos democraticamente, sendo este REVIVA – Rede de Vigilância das Violências e Acidentes.