29 de novembro de 2010

RELATÓRIO DE NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS DE GOVERNADOR VALADARES

    Levantamento realizado pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tomando como base 266 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, ao calcular-se o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, aponta Governador Valadares como a 5ª cidade mais violenta do Brasil.
   Ainda, segundo estudo realizado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a ONG Observatório de Favelas em 2006, no ranking das cidades pesquisadas, Foz do Iguaçu (PR) foi a campeã absoluta, com base no Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que mede o número de mortes de jovens para cada mil habitantes no período. A média nacional é alta, 8,5. E em segundo lugar ficou o município de Governador Valadares, com 8,74. Os pesquisadores constataram que a maioria das mortes são provocadas por disparos de armas de fogo e as principais causas estão associadas ao consumo de drogas, dívidas com traficantes, conflitos envolvendo meninas sexualmente exploradas e brigas de gangues em regiões mais violentas ou disputadas pelo tráfico.
   Porém, essas informações não refletem todas as expressões de violência existentes, demonstrando em sua maioria apenas os dados de óbitos e traumas. Não temos, portanto um banco de dados que evidencie os episódios de abusos e maus-tratos intrafamiliares que ocorrem em nosso município. Por isso é preciso fortalecer a notificação das violências ocorridas, no intuito, de colaborarmos com a construção de dados fidedignos capazes de subsidiarem estratégias de fortalecimento ao combate à violência.
   Durante todo o ano de 2009, Governador Valadares apresentou apenas 23 notificações de violência doméstica e outras. Com a Implantação do Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção da Saúde (VIVA) em janeiro de 2010, e após capacitações realizadas com os profissionais da saúde, esse número até o mês de setembro de 2010 elevou-se para 86 notificações, o que mostra um progresso, porém ainda há muito que se avançar.
   Ao analisarem as tabelas disponíveis abaixo, observarão que a maior fonte notificadora dos casos de violência, tem sido o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH) e que até o momento, não temos recebido notificações advindas dos demais centros de atendimento às vítimas de violência do município. Diante dessas informações, gostaríamos de fortalecer o compromisso realizado entre todos os membros da rede, durante a I Oficina de Integração das Políticas de Enfrentamento das Violências e Acidentes, de se notificarem todos os casos que forem atendidos pelos mesmos.

Casos de violência notificados no ano de 2009. Governador Valadares – MG
Fonte: SINAN Net, junho de 2010. Dados sujeitos a revisão.

Casos de violência notificados de Janeiro a Setembro de 2010. Governador Valadares – MG
Fonte: SINAN Net, outubro de 2010. Dados sujeitos a revisão.


Casos de violência notificados por unidades notificantes de Janeiro a Setembro de 2010. Governador Valadares – MG
Fonte: SINAN Net, outubro de 2010. Dados sujeitos a revisão.





24 de novembro de 2010

COMUNICAMOS

Prezados leitores do REVIVA,
Comunicamos a todos que a Enfª. Deysimara, até então responsável pelo VIVA e fundadora da Rede Reviva, infelizmente se desligou do município de Governador Valadares. É uma grande perda para todos, pois sabemos que ela se envolveu com garra e determinação, abraçando de coração essa causa, demonstrando ser uma profissional responsável e competente. Estamos tristes por não a termos mais junto a nós, porém estamos felizes por ela, que estará coordenando o mesmo projeto aqui iniciado em uma cidade do estado de R
oraima, e temos a certeza de que desenvolverá um excelente trabalho por lá. Estará ainda sempre em contado conosco compartilhando suas experiências e trocando ideias que possam fortalecer nossa luta contra a violência.
Assim que a novo (a) responsável pelo VIVA for nomeado, informaremos a todos e estaremos agendando a 2º Oficina de Integração das Políticas de Enfrentamento das Violências e Acidentes, para discutirmos novas estratégias e reforçarmos os compromissos pactuados na oficina anterior.


REVIVA