27 de dezembro de 2010

Queridos amigos e membros da Rede Reviva...


Que no Ano Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!
E que durante o ano de 2011, possamos firmar ainda mais a nossa luta contra a violência e à favor da PAZ em nosso município e em nosso país!!!

Feliz Ano Novo!!!

Abraços,


Hercília Filgueiras de Almeida
Coord. VIVA - GV/MG







20 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!



Desejo a todos vocês da Rede de Vigilância de Violências e Acidentes (REVIVA) um  NataL muito Feliz!!!
Que Deus abençõe a todos! Muita Paz, Amor, Saúde e Fraternidade... Lembremo-nos do verdadeiro significado do Natal.


“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos”. (I João 3:1)

Um grande Abraço,

Hercília Filgueiras de Almeida




CULTURA DE PAZ

Para a UNESCO, “Cultura de Paz é paz em ação; é o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia; é um poder gerado por um triângulo interativo de paz, desenvolvimento e democracia. Enquanto cultura de vida trata de tornar diferentes indivíduos capazes de viverem juntos, de criarem um novo sentido de compartilhar, ouvir e zelar uns pelos outros, e de assumir responsabilidades por sua participação numa sociedade democrática que luta contra a pobreza e a exclusão; ao mesmo tempo em que garante igualdade política, eqüidade social e diversidade cultural.” (Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz)


Um tema passa a ser importante quando é assunto de discussão, seja na vizinhança, seja na esfera nacional ou internacional, como é o caso da Cultura de Paz. Isso se torna de grande importância, principalmente quando experimentamos um momento histórico em que as distâncias se encurtam, possibilitando maior chance de convivência entre os seres humanos. Infelizmente, essa interação não tem acontecido como se deseja, pois há necessidade de admitir o diferente, conviver com aqueles que possuem outras referências culturais ou religiosas, ao mesmo tempo em que se faz necessário ver o outro, não como uma ameaça, mas como um parceiro potencial na solução dos conflitos gerados na convivência humana.

Na esfera internacional, a Cultura de Paz vem sendo objeto do interesse da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que declara, na ocasião da criação desta, em 1945: "como as guerras nascem no espírito dos homens, é no espírito dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz".

Assim, em 20 de novembro de 1997, por meio da Resolução 52/15, o ano de 2000 é proclamado como o “Ano Internacional da Cultura de Paz” e, por intermédio da Resolução 53/25, de novembro de 1998, declara-se que o período entre 2001 e 2010, seja considerado “A Década Internacional para uma Cultura de Paz e da Não-Violência para as Crianças do Mundo”.


PRINCÍPIOS DA CULTURA DE PAZ


Em 1998, quando da celebração dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um grupo de ganhadores do Prêmio Nobel da Paz redigiu o “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência”, listando os seguintes princípios:

1. RESPEITAR A VIDA

Respeitar a vida e a dignidade de qualquer pessoa sem discriminar ou prejudicar.

2. REJEITAR A VIOLÊNCIA

Praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas as suas formas: física, social, psicológica, econômica, particularmente diante dos mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.

3. SER GENEROSO

Compartilhar meu tempo e meus recursos materiais cultivando a generosidade, para acabar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica.

4. OUVIR PARA COMPREENDER

Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem a maledicência e ao rechaço ao próximo.

5. PRESERVAR O PLANETA

Promover o consumo responsável, e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.

6. REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE

Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, para criar novas formas de solidariedade.


Fonte: Ministério da Saúde (Dezembro, 2010).


15 de dezembro de 2010

VIOLÊNCIA

Escuta
Intervenção
O psicólogo na rede social
Instrumento , atuação!
Violência Doméstica
Codinome VD
Homicídio, suicídio, morte natural?
Arma branca, de fogo
Remédio para ratos
O homem é um rato?
Responde a mídia
No relato de caso:
Mulher agredida
Perde filhos na barriga
A criança, o resto
Parte da cena, filha da violência.
Diagnóstico: TDAH
Doença ou história de vida?
Sintoma da família
Desestrutura
Violência Subjetiva!
É dor do silêncio
Do medo
É sintoma da ansiedade, do pânico
Depressão infantil.
CA (câncer) que corroi o comportamento
Na família, nas ruas, na escola
Desorganização!
É fala sofrida, cravada no corpo!
Falta a TER: educação, alimentação, afetividade
É falta a SER, Dignidade, Carta Magna.
Onde estou
Onde estávamos
Violentada, corrompida
Tornou-se um avião! no Céu!
Psicólogo na rede social
Ameaça!
Escolha: Morro ou Massa?
Subida íngrime, caminho drog, dog
Pitt e Bull
A Conselho cautelar!
Polícia, a pacificadora
No morro, não morro
Paz!
Na casa
Na sociedade
No coração do homem bestial!
 
Cássia LaetPsicóloga NASF 1


OBS: Este texto foi escrito por uma psicóloga do nosso município, em momentos de angústia quando se viu numa boca de fumo, cercada por cachorros pitbull em busca de resgatar uma criança violentada por um marginal.

9 de dezembro de 2010

II SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E DOS 16 DIAS DE ATIVISMOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No dia 10 de Dezembro a Coordenadoria Municipal da Mulher juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, Conselho Municipal De Defesa dos Direitos Humanos- CMDDH, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS, UNIPAC, VIVA, Polícia Civil e Polícia Militar estarão promovendo o II Seminário em Comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e dos 16 Dias de Ativismos Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Data:10/12/2010
Hora: 18:30hrs
Local: Auditório da OAB
     Rua Marechal Floriano, 716 - Centro (em frente ao Fórum)


 Programação:

18:30h: Credenciamento e apresentação de vídeo
19:00: Abertura(Composição de mesa)
19:05h: Política Pública para a Mulher em Governador Valdares (Prefeita Elisa Costa, Leonardo Monteiro e Cida Pereira)
19:30h: 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e o Papel da Coordenadoria da Mulher (Damaris Siqueira Silva Papi- Coordenadoria Municipal da Mulher)
19:45h: Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Isabela Pffaifer Ramos Lara - Advogada CREAS)
20h: O papel da Polícia Civil na defesa da Mulher (Dr. Clériston Lopes de Amorim – Delegado de Mulheres da Polícia Civil)
20:15: Os Direitos Humanos no cenário nacional em Governador Valadares (Michely Marques Vendramine- Advogada e Pesquisadora)
20:30: Apresentação Teatral
20:45: Debate: Mediador Marcos Alencar- Delegado da Polícia Civil e Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos.
21:30: Lanche e Encerramento










6 de dezembro de 2010

DIA D SAÚDE DA MULHER

No dia 11 de dezembro (sábado), todas unidades de saúde e o Centro Viva Vida de Governador Valadares estarão funcionando de 09:00 às 15:00h para coleta de exame preventivo para as mulheres.


O que é câncer do colo do útero?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. A doença passa por diferentes fases antes de se transformar em câncer e no início a mulher não sente nada. Conforme a doença avança, são podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, não necessariamente nessa ordem.

O que pode levar ao câncer do colo do útero?

A causa é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o vírus HPV (não confundir com o vírus HIV, que causa AIDS). Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo do útero. O início precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros podem facilitar a infecção.
O fumo aumenta o risco do câncer.

Como evitar o câncer do colo do útero?

Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

O que é exame preventivo ?

É a coleta de material do colo do útero por meio de espátula e escovinha. Este material é colocado em uma lâmina de vidro para ser depois examinado em um laboratório.
Quem deve se submeter ao exame?

As mulheres com vida sexual, principalmente aquelas entre 25 e 59 anos de idade.
Mulheres grávidas também podem fazer o exame.

Com que freqüência deve ser feito o preventivo?

Os dois primeiros exames devem ser feitos com um intervalo de um ano. Se os resultados desses exames forem normais, o exame passará a ser feito a cada três anos.

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?

Não estar menstruada (regulada).
Nos dois dias anteriores ao exame: não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais.
Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve sempre ser examinada por médico.

O exame dói?

O exame é rápido e para a maioria das mulheres é indolor. Em alguns casos pode provocar incômodo passageiro.

O que fazer após o exame?

A mulher deve sempre retornar ao local onde foi realizado o exame para receber o resultado e as orientações.
Tão importante quanto realizar o exame é saber o resultado.

E se o resultado der alguma alteração?

O médico poderá solicitar a repetição do exame preventivo ou encaminhar para a realização de outros tipos de exame. Caso necessário, será indicado um tratamento.


O câncer do colo do útero pode ser evitado.
Basta fazer o exame preventivo periodicamente!!!


DIVULGUEM PARA TODOS!!!!